Carro elétrico da GM é guiado pelas mãos em jogo para Kinect

Postado por: Julio Portnoy sexta-feira, 25 de junho de 2010 1 comentários


Conforme o site Gamesindustry, a fabricante de automóveis General Motors (GM ou Chevrolet) firmou acordo com a Microsoft e vai inserir, com exclusividade, o carro elétrico Volt entre os modelos de veículos disponíveis para o jogo Joy Ride, que faz uso do sistema de controle Kinect -- permitindo que a pessoa use as próprias mãos, como se segurasse um volante imaginário, para guiar o automóvel.

O jogo estreia em novembro de 2010.
O título é feito para a plataforma de jogos eletrônicos Xbox 360 (X360), da Microsoft. Quem assina é a produtora Bigpark, da cidade de Vancouver, Canadá.
A ideia da GM é, por meio do Kinect, permitir que as pessoas tenham uma experiência mais real sobre como seria dirigir o Volt. O jogo funcionará como se fosse um testdrive -- só que é virtual.

O Kinect é um sistema de controle que funciona por meio de movimentos e vozes das pessoas, dispensando a necessidade de joysticks e qualquer outro tipo de acessório para jogar e interagir. A pessoa usa o próprio corpo para brincar. O sistema todo é integrado por câmera, microfone e um sensor de movimentos.
Segundo James Campbell, administrador geral da GM, "o Kinect permite que possamos levar a empolgação de um ¿showroom¿ para as salas de estar dos consumidores. É um jeito de replicar a experiência física com o produto, algo essencial para a decisão de compra de um consumidor".
Para habilitar o veículo em Joy Ride, basta o proprietário da plataforma de jogos eletrônicos Xbox 360 (X360), da Microsoft, assistir ao vídeo promocional da GM feito para a edição 2010 do evento Cannes Lions International Advertising Festival. Ao ver o vídeo via site Xbox ou via rede social Xbox Live (XBL), automocaticamente o Volt é habilitado no jogo.

Tecnologia

A tecnologia de "controle por movimento e voz" dispensa parcial ou totalmente o uso de qualquer joystick para jogar. Em vez de usar controles cheios de botões e alavancas direcionais, equipamentos musicais e volantes, você joga usando o próprio corpo e a voz.
Esses sistemas interpretam as ações e as vozes das pessoas e as transmitem ao jogo eletrônico. Em uma partida de futebol, se a pessoa pular ou chutar, o jogador virtual poderá repetir esses mesmos movimentos em campo.

"Para muitas pessoas, o controle é uma barreira", disse Kudo Tsunoda, diretor de criação da Microsoft. "Queríamos criar um controle que ninguém precisasse pegar para experimentar, nada de manuais de instrução ou configurações complicadas para aprender", explicou.
O sistema Kinect consiste em uma câmera com microfone e sensor de movimentos capazes de ler não somente os movimentos corporais das pessoas, mas também o ambiente ao seu redor, identificando objetos (você pode usar uma almofada como raquete de tênis, por exemplo) e ainda reconhecendo a voz e a expressão facial das pessoas.

Marc Whitten, da Microsoft, dá créditos à concorrente Nintendo por atrair um novo mercado, com pessoas que não estavam experimentando jogos. "Eles fizeram coisas maravilhosas e trouxeram novos consumidores", mas, entretanto, "o que estamos trazendo com o Kinect é totalmente diferente, porque as pessoas controlam tudo por meio do seu próprio corpo e ainda podem usar a voz para se comunicar com o sistema".

Joy Ride (produção: Bigpark | publicação: Microsoft Game Studios), X360.
Estreia:
América, novembro de 2010
Ásia, novembro de 2010
Europa, novembro de 2010
Oceania, novembro de 2010

Via Games Terra

1 comentários:

fernando disse...

Eu nao vejo a hora se chegar o project natal aki no brasil,eu vou ser o primeiro a comprar,é uma tecnologia que dispensa comentarios

Postar um comentário