PC da Apple com CPU ARM ?

Postado por: Julio Portnoy sexta-feira, 21 de janeiro de 2011 0 comentários




Parece que a Apple não anda muito satisfeita com seus processadores Intel x86 nos seus computadores. Segundo rumores, a Apple está pensando em migrar de processadores Intel x86 para ARM.O projeto da Apple seria ressuscitar o projeto Aquarius, concebido em 1986 para substituir os Motorola 68000 por um chip quadrinuclear de núcleo RISC. O Aquarius acabou ficando na gaveta em prol do PowerPC da IBM. Para trazer o projeto de volta, a Apple pensa em investir 4 bilhões de dólares nos próximos 2 anos.
Quais razões levariam a Apple a uma mudança tão radical, que exigiria um redesenho de todos o sistema operacional e aplicativos? Primeiro, a companhia deixaria de depender de tecnologia proprietária, passando a depender somente de si mesma. E, em segundo lugar, a Apple prepara algo mais ambicioso: um chip GPGPU escalável para uma plataforma formidável, que se estenderia do iPod Touch até o iMac, com compatibilidade de softwares através do AppStore em computadores, portáteis, tablets e smartphones.
Para levar essa empreitada adiante, a Apple tem várias vantagens a seu favor: 60 bilhões de dólares em caixa, conhecimento em arquitetura RISC, boa relação com sócios-proprietários da ARM e a boa experiência com a plataforma ARM.

0 comentários:

Postar um comentário