TV Digital Rural

Postado por: Julio Portnoy quarta-feira, 10 de março de 2010 0 comentários




A Globo começou a vender, em todo o estado do Rio de Janeiro, as primeiras caixas (conhecidas pelo termo set-top box) de seu projeto de Televisão Digital Rural. Os aparelhos permitem o recebimento do sinal digital da Globo em alta definição (via satélite), bem como das outras emissoras que disponibilizem sinais abertos no Brasilsat. Para isso, no entanto, também é necessário utilizar uma TV compatível, como os novos modelos lcd com painel ips, por exemplo.
O acesso condicional serve para que o sinal da Globo não seja recebido nas localidades onde já existe o sinal local de TV digital terrestre. Com a estratégia, a empresa espera evitar a perda de audiência dos sinais locais para o sinal nacional – algo que acontece em pelos menos 15 milhões de receptores de banda C analógicos, encontrados em locais com cobertura do sinal local. Um GPS, instalado com a antena parabólica, informará à caixa a posição geográfica, cabendo ao próprio set-top box decidir se o sinal será (ou não) liberado.
Por questões de custo, o set-top box, que seria híbrido e incluiria também a recepção terrestre digital, limita-se a oferecer a recepção satelital. Portanto, para receber o sinal digital terrestre da Globo ou de suas afiliadas (em áreas onde esta tecnologia já está presente), o usuário terá de adquirir um segundo equipamento.
A distribuição dos set-top boxes está sendo feita pelos canais de venda de equipamentos para captação via banda C. Inicialmente, o foco é o estado do Rio de Janeiro, mas as vendas devem se expandir em breve para todo o Brasil. A Globo espera vender pelo menos mil caixas logo no primeiro mês.

0 comentários:

Postar um comentário