Como trocar o cursor do mouse no Flash?

Postado por: Julio Portnoy quinta-feira, 11 de março de 2010 0 comentários

Neste tutorial eu estarei mostrando a vocês como trocar aquela flechinha do mouse por qualquer outra coisa que você quiser, aqui eu trocarei por um movie clip.

Primeiramente eu fiz um arquivo nestas configurações:

Depois eu criei o meu arquivo eu criei uma nova layer com o nome de fundo,

E criei um retângulo com um gradiente radial, apesar que esta parte é opcional eu só fiz um plano de fundo para o arquivo ficar mais bonito :)

Depois que eu fiz tudo isso eu fiz uma nova layer com o nome triangulo lá é onde eu vou deixar o movie clip onde vai ser trocado pelo mouse,

Depois disso eu fiz o movie clip com uma animação qualquer, fiz dois triângulos rodando...

...depois que eu fiz meu movie clip, eu dei um nome de Instance a ele, notei que ao clicar no meu movie clip, vi que aparecia uma caixa de instância na parte de propriedades, então coloquei o nome da instância de “mouse”, Nota: coloquei o nome de mouse para que o movie clip se comunique com o código.

Agora , que já está quase tudo pronto, lembrei que ainda falta mais ainda alguma coisa que era o código, então criei uma nova layer com o nome "código", é nessa layer em que eu irei colocar o código para que dê certo o nosso swf.

Certo... ...agora que eu fiz a nova layer só me resta colocar o código, eu cliquei no primeiro frame e depois apertei F9 ai abriu o painel de action então eu digitei um código de comando para que o mouse virasse a o movie clip que fiz.

Apertei CTRL +Enter e testei meu movie e deu certo.

Explicação:

//startDrag(“mouse”,true); = tag que é usada para arrastar coisas e entre parênteses eu coloquei o nome do meu movie clip que automaticamente ele procurará uma instância com o nome mouse pelo arquivo a e a que ele achar será a que ele vai usar,

// Mouse.hide(); = mouse.hide é usada para esconder o mouse, quando usamos essa tag o mouse some e dá a impressão de que o mouse virou o movie clip mas a flechinha do mouse só está escondida. Se quiser fazer o teste é só retirar essa linha do código que o mouse aparece.

Pronto!!! \o/

Muito legal esse tutorial, vi lá no site WebTutorias, eu curti! espero que vocês gostem ;) abraços.

0 comentários:

Postar um comentário