Empresas substituem lâmpadas incandescente de 60 watts por LED

Postado por: Julio Portnoy sexta-feira, 14 de maio de 2010 0 comentários


Philips e Osram Sylvania anunciaram nos últimos dois dias o lançamento de lâmpadas LED, em substituição às lâmpadas de tungstênio e fluorescentes, proporcionando maior iluminação com menor consumo de energia elétrica.

As lâmpadas de LED (Light-Emitting Diodes) tem como objetivo substituir as lâmpadas de 60 watts. Sua grande vantagem sobre as lâmpadas incandescentes é que podem iluminar mais e consumir muito menos energia elétrica que as lâmpadas de tungstênio. Uma lâmpada de 60 watts pode ser substituída por uma de LED de 12 watts, durando ainda 25 mil horas, 12 vezes mais, conta o site CNET.

Outras empresas também seguem pelo caminho da “energia verde”, como a Philips e a Lemnis, apostando nas vantagens da iluminação por LED. Além da economia, esta tecnologia permite o desenvolvimento de lâmpadas de formatos variados, como por exemplo placas planas.

Entretanto, o principal obstáculo a ser vencido ainda é o custo das novas lâmpadas. A Lemnis pretende disponibilizar o produto para o mercado já no próximo trimestre, com valores iniciais de U$ 40, podendo chegar a U$ 30 no final do ano e até U$ 10 em 5 anos.

O site da CNET destaca ainda que especialistas garantem que a tecnologia LED segue a Lei de Haitz, isto é, que o custo de cada lumen produzido irá cair com um fator de 10 a cada década, enquanto a quantidade de energia por um pacote de LED aumenta com um fator de 20. Por essa razão, espera-se que em pouco tempo as lâmpadas LED possam substituir completamente as atualmente utilizadas, pelo menos nos grandes centros urbanos.

Fonte IG Tecnologia

0 comentários:

Postar um comentário