CEO da Apple explica porque os produtos da empresa estão deixando de lado a tecnologia da Adobe.
Steve Jobs postou hoje no site da Apple uma longa carta aberta (em inglês) sobre o Flash, enumerando as razões pelas quais a Apple decidiu não ter suporte para a tecnologia no iPad, iPhone e iPod Touch.
A carta apresenta, de maneira bastante clara e sóbria, o ponto de vista da maçã sobre o Flash e seus defeitos. Jobs alega que a tecnologia de vídeos da Adobe suga a bateria dos dispositivos móveis e não é eficiente junto a operações multi-touch. O mandatário da Apple ainda questiona a performance, confiabilidade e segurança do sistema.
De acordo com o site Mashable, Jobs, apesar que ressaltar que o sistema operacional de seus aparelhos é um sistema proprietário, alega que o Flash, como ferramenta para internet, deveria ser de código aberto, assim como o HTML5, CSS e JavaScript. O site ainda destaca que a Apple não quer que sistemas de terceiros estejam entre os desenvolvedores e sua plataforma.
Steve Jobs conclui que a tecnologia Flash é uma relíquia, criado durante a era dos PC’s, e que a era “móvel” – que seria a atual – traz aparelhos de pequena energia, interfaces touch e padrões abertos de internet, áreas onde o Flash não tem um bom desempenho.
Resta saber se as palavras de Jobs realmente refletem as justificativas iniciais quando do não acordo entre Apple e Adobe, ou se foram consequência da já famosa disputa entre as duas empresas desde a ausência da tecnologia Flash no primeiro iPhone, em 2007.
Fonte IG
0 comentários:
Postar um comentário