Ficheiro Externo

Postado por: Julio Portnoy quarta-feira, 24 de março de 2010 0 comentários


Introdução Este tutorial pretende dar a conhecer de como “ir buscar” informação a um ficheiro externo e posteriormente mostra-lo nas vossas animações de Flash. No exemplo que se vai seguir teremos os campos de name, e-mail e location, que serão todos provenientes de um ficheiro externo. Criando uma animação: 1. Como não queremos perder muito tempo, fazendo com que vocês criem um interface, resolvemos disponibilizar-vos um ficheiro já criado para esse efeito. Assim sendo, pedimos que vocês façam o download do seguinte ficheiro. 2. Depois de terem aberto o ficheiro que vos propus que tirassem do site, devem ter algo semelhante à figura que a seguir vos mostro.


3. Terão oportunidade de ver 3 caixas de texto dinâmicas, à frente da label de name, e-mail e location. Seleccionem a caixa de texto dinâmica à frente da label de name. Vamos definir o nome da caixa no local onde diz com o nome de name.


4. Existem ainda mais dois campos de texto dinâmicos, que devem ser acolhidos com um nome identificativo também. Assim sendo vamos nomear ambos os campos que nos faltam com os nomes de email e location.



5. Vamos então começar a criar a nossa informação externa. Assim sendo, vamos criar um ficheiro de texto externo que nos vai responder de acordo com os parâmetros por nós definidos. Relembrem-se que foram name, email e location. 6. Usando o Notepad vamos copiar o texto que a seguir descrevo:

name= FlashWebTraining &email= FlashWebTraining@ FlashWebTraining.com&location= FlashWebTraining

7. Salvem o vosso ficheiro criado no Notepad com o nome de data.txt no mesmo local onde estão a trabalhar o ficheiro .fla que acabaram de abrir há momentos. 8. De seguida voltemos ao Flash MX. Cliquemos sobre a 1ª frame da layer de Actions, e com o botão direito do rato, vamos escolher a opção de Actions. Copiem o seguinte código para dentro do painel de Actions.

loadText = new loadVars(); loadText.load("data.txt"); loadText.onLoad = function() { name.text = this.name; email.text = this.email; location.text = this.location; };

9. Gravem o vosso projecto e depois testem-no. Vão ver que a informação que escreveram no vosso ficheiro data.txt vai aparecer nos devidos campos. Para verem o vosso projecto em acção, pressionem as teclas de Ctrl+Enter.

Vi lá no Flash Web Training Achei legal esse tutorial apesar de não estar em portugues do brasil mas dá pra entender eu acho ;) qualquer coisa só perguntar! falow.

0 comentários:

Postar um comentário